-
Arquitetos: Virginia Kerridge Architect
- Área: 650 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Dianna Snape, Michael Nicholson
-
Fabricantes: Australian Architectural Hardwoods, Bisanna Tiles, Brodware, Spence & Lyda
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada nas colinas da cidade de Byron Bay, a casa tem uma vista extraordinária para o céu e o mar. A casa fica em uma área rural privada em meio à floresta tropical, onde se pode experienciar distintamente todas as estações do ano. Os proprietários têm um grande interesse pelas filosofias dos povos indígenas, e conceitos que abordam o ciclo da vida e conexão com a natureza.
O projeto nasce a partir destas ideias filosóficas, explorando as diversas relações com a natureza nos percursos pela casa. As áreas sociais foram pensadas para aproveitar ao máximo o sol do norte e a paisagem do oceano ao leste. As vistas por toda a casa nunca são estáticas, estão constantemente nos guiando e comunicando, e a escala da casa é íntima e envolvente.
A casa foi projetada em forma de U em torno de um jardim central, que proporciona uma área protegida dos ventos do nordeste. Um espaço central de contemplação que se tornou o coração da casa. Trata-se de um ambiente para descansar e desfrutar de tranquilidade e quietude, um lugar para refletir e pensar. Esta sensação de contemplação parece invadir a casa inteira.
Os jardins intersectam toda a casa, criando vistas para as paisagens tanto no lado norte quanto no lado sul, e em toda a sua volta. O projeto paisagístico é de Jane Irwin Landscape Architects que buscou utilizar elementos que remetem à vegetação nativa, incluindo também espécies endêmicas desta região promovendo sua regeneração, a pedido dos clientes.
Cada ala da casa pode ser facilmente acessada a partir da entrada principal; e o jardim central, além de ser um ponto focal, torna-se um atalho da sala de estar para a área de lazer das crianças, o deck circular, e para o escritório. A ala dos dormitórios tem vista tanto para o mar, a leste, quanto para o oeste.
Esta é uma casa para um estilo de vida auto-sustentável, longe da cidade. Todo o telhado é coberto por painéis solares, produzindo mais energia do que a casa consome, fazendo com que os proprietários recebam um grande abatimento de programas de incentivo ambiental.
A maior parte das fachadas, paredes internas e pisos é revestida com madeiras recicladas e de demolição e não empregou nenhum produto com compostos orgânicos voláteis (VOCs, na sigla em inglês). Estes materiais têm uma característica tátil e visual que não apenas transmite uma sensação acolhedora, mas também refletem ideias de conexão com a terra e a própria vida.